Falso grupo antipirataria rouba usuários
James Della Valle, de INFO Online Segunda-feira, 12 de abril de 2010
SÃO PAULO – Uma suposta fundação antipirataria está espalhando cavalos de troia com o objetivo de extorquir e roubar dados de usuários, de acordo com um alerta enviado pela F-Secure.
Segundo a empresa, o golpe da ICPP Foundation consiste em assustar o internauta para que ele pense que seu computador possui arquivos ilegais.
A máquina infectada exibe um scanner com uma interface semelhante à de um antivírus. Ele faz uma busca e alega que o conteúdo das pastas está protegido por copyright, insinuando que o usuário está infringindo a lei.
Para resolver a questão, a praga oferece uma solução “amigável”, que envolve o pagamento de US$ 400 para não envolver as autoridades no caso. O problema é que não há um sistema de pagamento funcional. Trata-se de um truque para roubar números de cartão de crédito.
“As mensagens surgirão mesmo se o sistema não possuir qualquer material ilegal e continuarão a aparecer a cada vez que o usuário reiniciar o seu computador”, aponta o comunicado da F-Secure, que aponta relação da ameaça com os scams Zeus e Koobface.
A melhor forma de se livrar da ameaça é manter a sua solução de segurança sempre atualizada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário