Nova missão da TI é ficar de olho nos funcionários na internet
Por Computerworld/EUA
Os departamentos têm as ferramentas e o conhecimento necessários para o monitoramento, mas precisam tomar alguns cuidados.
Tem crescido o número de departamentos de TI que incorporam a tarefa de rastrear as atividades dos funcionários na internet. O objetivo é monitorar se os profissionais divulgam informações não autorizadas da empresa, acessam conteúdos inapropriados, usam o nome da organização de forma indevida ou, ainda, perdem a produtividade por conta de redes sociais, blogs e outros canais de comunicação.
Para a diretora-executiva da ePolicy Institute, consultoria focada em vigilância cibernética, Nancy Flynn, a TI representa a área mais adequada para esse tipo de tarefa, uma vez que tem as ferramentas e o conhecimento necessários para executar essa função de 'espionagem'. E o trabalho não se restringe apenas à internet, mas passa por mensagens de texto no celular, conversas telefônicas e até rastreamento por meio de GPS embutido nos smartphones.
Apesar de ainda não ter estatísticas precisas sobre áreas de TI que executam esse monitoramento, Nancy afirma que o setor de espionagem virtual de funcionários é um segmento que deve crescer bastante nos próximos anos e será uma das atividades fundamentais do departamento de tecnologia da informação.
O professor da universidade norte-americana Florida Institute of Technolgy´s Nathan M. Bisk Colleg of Business, Michael Workman, considera que nem sempre os profissionais de TI estão satisfeitos com essa missão de espionar outros funcionários. Para Workman, existem hoje dois grandes grupos: o dos especialistas em segurança, que percebem a atividade de monitoramento como fundamental; e o dos generalistas - como o caso dos administradores de rede - que não entendem a necessidade de exercer essa tarefa.
Leia mais na Computerworld.
Nenhum comentário:
Postar um comentário