São Paulo - O líder do grupo era um analista de desenvolvimento de 21 anos, que realizava os golpes juntamente com um irmão e dois primos.
Policiais da Delegacia de Meios Eletrônicos (DME) do Departamento de Investigações sobre Crime Organizado (Deic) prenderam quatro jovens que administravam um esquema para invadir contas bancárias e realizar compras pela Internet. As prisões foram feitas na tarde de terça-feira (28) no Jardim Três Estrelas, Zona Sul de São Paulo.
Segundo a polícia, os jovens se utilizavam de phishing e-mail para invadir os computadores das vítimas. Em geral, o golpe consiste em enviar um e-mail falso com alguma oferta ou vantagem financeira. A pessoa que seguir os passos, em vez de ganhar dinheiro, tem seu PC infectado por programas espiões.
Quando a vítima tentava visitar a página de um banco, por exemplo, os hackers direcionavam o usuário para uma página falsa, onde a pessoa digitava, sem saber, dados pessoais como senhas bancárias. As informações financeiras eram usadas em transferência de dinheiro, pagamento de contas e compras pela web.
A apuração do golpe levou aproximadamente um mês e as informações levaram até o líder da quadrilha, o analista de desenvolvimento A.C.F., de 21 anos, que admitiu fazer parte do bando e afirmou ser responsável pela captura das informações das vítimas. Os policiais apreenderam na casa dele um notebook e um desktop. Nos dois computadores foram encontrados programas espiões.
O gerenciamento das atividades era realizado pelo irmão do analista, o estudante A.P.F., de 18 anos. Os primos da dupla, A.R.S., de 18 e J.A.S.S., de 21, eram os responsáveis pelo recebimento de mercadorias e saque do dinheiro.
Segundo o delegado José Mariano de Araújo Filho, da DME, o suspeito demonstrou conhecimentos avançados em linguagens de programação, como C#, Delphi, PHP, Visual Basic e Flash, utilizadas nas construções das páginas falsas. “Tranquilamente ele conseguiria trabalho em empresas de software, mas foi atraído para o crime”, disse o delegado.
Essa reportagem mostra como o mal uso do conhecimento pode estragar o futuro de pessoas "inteligentes", digo "inteligentes" pois se fosse mais sábios saberiam que não podemos ser egocêntricos e auto-confiantes, pois na vida temos que sempre pensar numa frase que um amigo me disse certa vez: "Tu és o senhor das palavras enquanto as guarda-las, pois quando soltá-las será escravo delas!". Sempre tenha isso em mente, são pequenas palavras ou ações, mais pode fazer muita diferença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário